quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Comemoração dos 70 anos da Família Dias


A Família Dias, com raízes fincadas em diversas cidades da região e em Borrazópolis, reuniu-se, no domingo, dia 06 de Setembro de 2015, para comemorar os “70 anos da Família Dias” da vinda do Patriarca Julio Dias de Portugal até a cidade de Borrazópolis.

Nossa história começa com nosso patriarca Júlio Dias que viveu em um vilarejo chamado Cova Alta, freguesia de Santa Catarina da Serra em Portugal. Desde o surgimento desta localidade que remonta o final do século 19, apenas algumas famílias lá povoavam. Conta a história que em 1891 existiam apenas 12 casas neste vilarejo. O mais curioso é que dentre as famílias que por lá viviam nesta época muitas tinham sobrenomes como “Dias”, “Pereira” “De Jesus”, ou seja, o início de nossa gênese é muito mais antiga do que pensávamos. Dentre as famílias que lá habitavam, destacamos José Dias e Juana Dias que eram pais de Manoel, Ana, José e Júlio Dias, este último nosso patriarca que era um pequeno lavrador desta localidade que cultivava uvas, azeitonas e milho. Casou-se primeiramente com Maria de Jesus Pereira, com a qual teve 4 filhos sendo, Joaquim, Maria de Lourdes, Conceição e Adelina, no entanto, sua esposa veio a falecer no ano de 1943, no pequeno vilarejo de Cova Alta e com ela parte de nossa história também se foi.

É neste desenrolar que entra outra personagem desta história, filha de Joaquim Rodrigues Gandara e Emília de Jesus Gandara, a jovem costureira Camila de Jesus Gandara acaba se casando com Júlio Dias e assumindo as quatro pequenas crianças que considerava como filhos legítimos. As dificuldades eram enormes no pequeno vilarejo e incentivado por seu irmão mais velho que já morava no Brasil, aqui conhecido como “Manoel do porcos”, Júlio Dias resolve juntamente com Camila aceitar o desafio e vir para o Brasil em 1945 com seus filhos: Joaquim, Maria de Lourdes, Conceição e Adelina. 


Julio Dias
Portugal: O país na qual remonta nossa origem ficara para trás, juntamente com familiares de Júlio e Camila, agora o que lhe esperava era o Brasil, um país promissor que “tudo que plantava dava”, segundo seu irmão Manoel. A cidade escolhida foi Apucarana no Norte do Estado do Paraná onde viveram por poucos anos, pois o destino desta família Lusa era a pequena Catugi (hoje Borrazópolis), lá teve mais 8 filhos: Orlando, José, Emília, Amélia, Teresa, Fátima, Alvina e João. Viviam em um pequeno sítio na área rural chamada de placa Santa Júlia, é de lá que se têm de acordo com seus filhos os melhores momentos vividos e que hoje só nos restam lembranças.

Ao todo somos 140 “Dias”, sendo os 12 filhos, 12 genros e noras, 53 netos, 47 bisnetos, 4 tataranetos e mais 12 “agregados” questão querendo entrar definitivamente nessa família.

Festa: A ideia de realizar uma comemoração e reunir toda a família, surgiu através de conversas de grupo pelo WhatsApp e a data proposta foi dia 06 de setembro. A família já realizou diversos eventos como blocos de carnaval, festas juninas e confraternizações de final de ano, mas essa de reunir todos os descendentes de Júlio Dias e Camila Gandara seria o primeiro grande desafio. A cidade escolhida foi Borrazópolis pois justamente grande parte da família por aqui residem. 


Passeio Ciclistico

Pe. Francisco Dias

As comemorações deram início dia 05 de setembro por volta das 20:00hs com um saudável passeio ciclístico reunindo aproximadamente 50 membros da família e percorrendo 8km nas ruas de Borrazópolis, como Júlio Dias era bastante religioso não poderia faltar a Santa Missa realizada dia 06 de setembro as 09:00hs na Igreja Imaculada Conceição e esta presidida pelo Padre Francisco Dias (primo de Júlio Dias), mais conhecido como Padre Dias que por muitos anos foi Pároco em Arapongas e hoje presta serviço para a comunidade de Presidente Prudente no Estado de São Paulo. Às 11:30hs no salão de festas das Acácias da Loja Maçônica Discípulos de Abrahão deram início às festividades com apresentações, narração de fatos que ocorreram na história da família, dança portuguesa dentre outros acontecimentos presenciados por nossa equipe e que seriam impossíveis relatá-los todos aqui.

A família pretende a cada ano reunir todos novamente, pois “FAMILIA É UMA OBRA DE DEUS”.

Foi de grande percepção o quanto esta família é honrada, querida e amada e que na qual eu, Júnior Dias administrador deste blog tenho o orgulho de fazer parte.

Parabéns aos idealizadores e que este seja apenas o início de muitos outros encontros.

OBS: E uma equipe de TV da Rede Massa SBT, foi convidada pela nosso portal para registrar esse momento lindo da reunião familiar.
Confira o vídeo abaixo.



Texto: Família Dias/ Adaptado por B.N (Borrazópolis Notícias)
Fotos: Marcio Dias
(CLICA AQUI E VEJA MAIS FOTOS)






















































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário