terça-feira, 20 de outubro de 2015



O relatório final da CPI da Petrobras isentou parlamentares e partidos políticos de culpa no esquema apurado pela operação Lava-jato. O relator da comissão, o deputado Luiz Sérgio, do PT, negou que haja evidências do envolvimento do ex-presidente Lula, da presidente Dilma Rousseff e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Segundo o parlamentar, a Petrobras foi vítima de um cartel de empresários. A votação do relatório final acontece na próxima quinta-feira.
x-x
Um hacker americano afirmou que teve acesso ao e-mail pessoal do diretor da agência central de inteligência, John Brennan, e conseguiu material confidencial, incluindo um arquivo de 47 páginas classificado como secreto. A informação foi divulgada pelo jornal New York Post.
x-x
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal que o ex-ministro José Dirceu volte a cumprir a pena do mensalão em regime fechado. A regressão foi pedida por causa do envolvimento dele com crimes investigados na Lava-jato. Dirceu, que cumpre prisão preventiva em Curitiba, foi condenado a sete anos e 11 meses. No ano passado, o Supremo permitiu que ele passasse para o regime aberto e cumprisse o resto da pena em prisão domiciliar.
x-x
Chega a 113 o número de cidades em situação de emergência por causa da seca em Minas Gerais. Alguns municípios, porém, não estão incluídos no decreto e sofrem com a falta d'água há mais de uma semana. O sistema que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte registra quedas diárias de 2% no nível de armazenamento. O índice dos mananciais é considerado o mais baixo da História.
 x-x
Uma substância sem nenhuma comprovação de segurança e eficácia foi divulgada como a cura do câncer por um químico hoje aposentado e que foi funcionário da USP em São Carlos.
Após distribuí-la por 20 anos dentro do campus sem nenhuma dificuldade, o procedimento foi proibido pela universidade somente no ano passado.
Uma decisão do Supremo Tribunal Federal, no entanto, obrigou a Universidade de São Paulo a voltar a distribuir as cápsulas.
 x-x
O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo Regional do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Maringá, ofereceu denúncia criminal contra um ex-vereador de Roncador acusado de cobrança de propina. Segundo as investigações do Gaeco, em 2013, quando ainda era vereador, o denunciado se ofereceu para ajudar um empresário a receber crédito de R$ 98 mil junto à prefeitura de Roncador, com a condição de que este lhe pagasse R$ 48 mil.
O empresário não fez o pagamento e denunciou o caso ao Gaeco, que, durante as investigações, confirmou a denúncia e acionou o ex-vereador por tráfico de influência, crime previsto no artigo 332 do Código Penal, com pena de detenção de até cinco anos e pagamento de multa. O valor reivindicado pelo empresário refere-se ao pagamento pela execução da obra de ampliação de um centro de educação infantil.
O ex-vereador assumiu o cargo em 2013. Deixou a Câmara Municipal em 26 de junho deste ano, quando foi cassado.
x-x
A Executiva Estadual do PMDB acabou aprovando, no início da noite de segunda-feira (19), o registro da chapa “PMDB para Todos”, formada por aliados do ex-governador Orlando Pessuti, para a convenção do partido no próximo sábado. Segundo o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Nereu Moura, o grupo de Pessuti conseguiu apresentar os documentos que faltavam – no caso as autorizações dos integrantes da chapa – para regularizar a inscrição. Com isso, o grupo vai disputar o comando do PMDB paranaense com a chapa “PMDB de Cara Limpa” – encabeçada pelo senador Roberto Requião.
No início da tarde, Moura chegou a afirmar que a chapa de Pessuti poderia ser impugnada. Isso porque, segundo ele, metade dos nomes dos integrantes da chapa não tinham autorização dos mesmos. À noite, ele confirmou que os documentos foram apresentados, e que “vai haver disputa”.
x-x
A Sanepar comunica que em função de manutenções na rede pública de energia elétrica programadas para terça-feira (20) haverá desabastecimento de água nos distritos Vila União e Campineiro do Sul, em Rosário do Ivaí. A previsão é que o serviço, que afeta os poços que abastecem as localidades, seja realizado entre 13h e 15h. A normalização do abastecimento deve ocorrer de forma gradativa até o final da tarde.
Já em Apucarana a manutenção na rede pública de energia elétrica esta programada para quinta-feira (22) e haverá desabastecimento de água no bairro Vila Reis, em Apucarana. A previsão é que o serviço, que afeta o sistema que abastece a localidade, seja realizado das 14h às 16h30. A normalização do abastecimento deve ocorrer de forma gradativa até o final da noite.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
x-x
Os deputados aprovaram na sessão plenária desta segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 549/15, que prevê a construção de empreendimentos hidrelétricos e de geração de energia em diversas regiões do estado. A proposição, que passou em segundo turno, estabelece a implantação de 28 novas usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas, centrais geradoras hidrelétricas, usinas termelétricas e estações transmissoras, que deverão ser construídas no Paraná para a ampliação da produção e transmissão energética.
De acordo com o projeto, de autoria do Poder Executivo, esses empreendimentos devem ser instaladas nos rios Jacutinga, Sapucaia, Chopim, Bonito, Pirapó, Comissário, Espingarda, Tormenta, Tibagi, Iapó, Jordão, Iratim, do Lontra, Verde, Iguaçu e Belém. Todos os empreendimentos já contam com licença prévia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O projeto prevê, no seu artigo 2º, que as construções devem observar as legislações municipais, estadual e federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário