quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Marechal Cândido Rondon é atingido por um Tornado


Um Tornado atingiu a cidade de Marechal Cândido Rondon, na região oeste do Paraná, na tarde desta quinta-feira (19/11/15). O Instituto Meteorológico Simepar confirmou que o fenômeno que atingiu a cidade se trata de um tornado, provavelmente de categoria 1, com ventos de mais de 110 km/h.

O temporal começou por volta das 16h e a região mais afetada foi a Vila Gaúcha. As cidades de Entre Rios e Palotina também foram atingidas.

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon informou que pelo menos 1,5 mil casas foram atingidas pelo vento forte. O levantamento preliminar também aponta que 200 empresas tiveram problemas com o tornado. Até a última atualização desta reportagem, 14 mil residências estavam sem energia elétrica.

De acordo com o meteorologista do Inmet Hamilton Carvalho, apesar de a estação do Paraná não ter captado o tornado em Marechal Cândido Rondon, foi possível identificar o fenômeno pelas imagens, pela formação de nuvens favorável, e pelo registro de ventos e quantidade de chuva.

Os bombeiros em Marechal Cândido Rondon estão atendendo a chamados e ainda não há números de quantas casas foram atingidas. Também não há informações de quantas árvores caíram ou foram arrancadas. Parte da cidade está sem luz e sem telefone.

Por volta das 21h, os Bombeiros já haviam iniciado a distribuição de lonas para os moradores que tiveram casas destelhadas com o vento.
No hospital municipal e na Unidade de Pronto Atendimento, cerca de 20 pessoas haviam sido atendidas com ferimentos. Uma das pessoas internadas no hospital chegou em situação grave.

Ajuda aos atingidos
A prefeitura orienta as pessoas que ficaram desabrigadas por causa do tornado a buscar abrigo no Parque de Exposições de Marechal Cândido Rodon. Quem não puder ir ao local, pode ligar para o telefone (45) 3254-4585.

Já quem precisar de ajuda para o corte de árvores ou para a desobstrução de vias públicas, pode ligar para o telefone (45) 3284-3006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário