sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Inscrições abertas para a 54ª Prova Pedestre "28 de Janeiro" de Apucarana


Já se encontram abertas as inscrições gratuitas para participar da 54ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro de Apucarana. A tradicional prova, que está inserida entre as mais importantes do Brasil, será disputada no dia 30 de janeiro (sábado) de 2016, em circuito de rua na área central da cidade, a partir das 17 horas.

Quem desejar participar da corrida de rua, sem pagar taxa, deverá efetuar a sua inscrição de 16 a 30 de dezembro, no Centro da Juventude de Apucarana, levando um quilo de alimento não perecível. O Ceju fica situado na Rua Piratininga, 464, no Jardim Diamantina, próximo ao pátio de máquinas da Prefeitura de Apucarana.

A partir do dia 31 de dezembro a organização da prova irá cobrar um taxa de R$ 50 para efetuar as inscrições e elas serão feitas somente online, no site www.apucarana.pr.gov.br e mediante pagamento de boleto bancário. Em 2015, a “28” alcançou o recorde de competidores, com 3.521 atletas.

A programação prevê o início da Vinteoitinha às 17 horas; prova principal de 5 km, às 19 horas; e prova principal de 10 km, às 20 horas. Todas largadas serão na Praça Rui Barbosa. Neste ano, além dos troféus e medalhas, a premiação em dinheiro será de R$ 56 mil, em todas as categorias.

A organização é da Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, tendo como parceira a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Governo Federal. Os patrocinadores são a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Unimed, Rede de Rádios, Unicesumar e Athletic Sport. 

Prova Pedestre XXVIII de Janeiro


"A Prova Pedestre XXVIII de Janeiro, uma das grandes atrações do aniversário de Apucarana e do pedestrianismo brasileiro foi criada pelo Engenheiro Osvaldo Otávio Pereira em 1961. A primeira competição foi realizada um ano depois em 1962, com a vitória do goiano Benedito Firmino do Amaral. Naquela época a corrida era realizada apenas pelo naipe masculino. A competição é uma das mais tradicionais do Brasil. Inicialmente, era disputada todos os anos no dia 01 de maio, posteriormente passou a ser realizada no dia do aniversário de Apucarana, sendo denominada Prova Pedestre XXVIII de Janeiro. Em 1968 a competição foi oficializada pela Federação Desportiva Paranaense, 10 anos mais tarde teve início a participação das mulheres nas competições, a primeira atleta campeã foi a paranaense Eva Batista Dias em 1978. No ano de 2004 a Prova foi oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo - CBAT. Grandes atletas internacionais já participaram da Prova Pedestre, entre os quais: Quenianos, Franceses, Uruguaios, Argentinos, Etíopes, Angolanos, Paraguaios, Tanzanianos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário