domingo, 31 de janeiro de 2016

54ª Prova 28 de Janeiro é realizada em Apucarana


A chuva ameaçou, mas não atrapalhou e um público estimado em 25 mil pessoas foi para as ruas centrais de Apucarana prestigiar na noite deste sábado (30) a 54ª Prova Pedestre 28 de janeiro, comemorativa ao 72º aniversário de Apucarana. Mais uma vez o nível técnico foi elevado, com a presença de atletas de elite, de nível internacional, tanto no masculino como no feminino.




Entre os homens os africanos se isolaram na ponta da corrida de rua, com percurso de 10 quilômetros, com duas voltas em um circuito em ruas e avenidas centrais da cidade. Desde a largada, o etíope Dawit Fikadu Admasu (vencedor da São Silvestre em 2014) liderou a prova, acompanhado do queniano Willian Kibor e do Tanziano Tiophil Panga. Num bloco intermediário corriam os cariocas e irmãos Damião Ancelmo de Souza e Cosme Ancelmo de Souza.

A prova só foi definida no quilômetro final, quando Dawit Fikadu deu uma arrancada, deixando para trás seus adversários do Quênia e da Tanzânia. Com um fôlego impressionante e passadas largas, o etíope conquistou a vitória e ainda quebrou o recorde da “28 de Janeiro”. A melhor marca anterior para os 10 km era de 29m31s, que foi batida pelo etíope com o tempo de 29m15s.

No feminino a paranaense Joziane da Silva Cardoso, conquistou o título de tri-campeã da 28 de Janeiro. Ela brigou durante todo o percurso com a queniana Carolyne Chemutai Komen e a tanzaniana Natalia Elisante Sulle, mas a partir dos dois quilômetros finais da prova, a brasileira deu um sprint espetacular, abrindo uam pequena vantagem. Joziane cruzou a linha de chegada com apenas seis segundos à frente da tanzaniana Natalia, e vinte e seis segundos de vantagem em relação à queniana.

PREMIAÇÃO - Durante a premiação no pódio, o prefeito Beto Preto destacou a organização da prova, com o sistema eletrônico e todos os atletas “chipados”. Ele também lembrou da assistência médica da Unimed; dos fisioterapeutas da FAP prestando assistência aos atletas e agradeceu a todos os patrocinadores e colaboradores. “Mais uma vez a Prova Pedestre 28 de Janeiro faz jus ao seu alto conceito entre as equipes e os atletas do Paraná e do Brasil”, assinalou Beto Preto.

Da premiação também participaram o vice-prefeito Junior da Femac; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (patrocinador máster da prova), Élcio de Lara Coelho; o gerente da agência local, Paulo Vançan; e o chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffman, Arilson Chiorato.

O técnico de atletismo Moacir Marconi “Coquinho”, que trouxe a Apucarana mais uma vez os atletas africanos, enalteceu a corrida de rua de Apucarana. “Sem dúvida é uma das mais importantes do Brasil e pode continuar crescendo e ficar ainda melhor”, opinou Coquinho.

PROVA 28 - Promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer de Apucarana, em parceria com o Governo Federal por intermédio da Caixa Econômica Federal, a tradicional corrida de rua em homenagem ao aniversário do município contou com patrocínio e apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Unimed, Unicesumar, Athletic Sport, Jornal Tribuna do Norte, Rede Massa/SBT, TV Mais, RTV Canal 38, Rede de Rádios, Rádio 98 FM, Rádio Nova AM, Rádio Cultura AM e Rádio Água Viva.

CLASSIFICAÇÃO

MASCULINO

1º - Dawit Fikadu Admasu (Coquinho Fila/Bioleve) – 29m15s
2º - Willian Kibor (Coquinho Fila/Bioleve) – 29m39s
3º - Joseph Tiophil Panga (Coquinho Fila/Bioleve) – 30m15s
4º - Damião Ancelmo de Souza (Bradesco/Teresópolis) – 30m42s
5º - Cosme Ancelmo de Souza (Bradesco/Teresópolis) – 30m50s

FEMININO

1ª – Joziane Cardoso (Pé de Vento/CEF/Teresópolis) – 34m56s
2ª – Natalia Sulle (Coquinho Fila/Bioleve) – 35m02s
3ª – Carolyne Komen (Coquinho Fila/Bioleve) – 35m22s
4ª - Tatiane da silva (Orcampi/Guarapuava) – 36m31s
5ª - Susane de Araújo Martins ( Londrina CEF) – 38m48s

Mais informações confira no site oficial da Prefeitura de Apucarana (AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário