sábado, 26 de março de 2016

Igreja católica de Borrazópolis celebra a Paixão de Cristo

Fotos feitas por Douglas

Fotos feitas por Douglas


A Sexta-Feira Santa (25/03/16) foi marcada por celebração na Igreja Imaculada Conceição de Borrazópolis. Entre a comunidade católica, é o único dia do ano em que não há missa, mas sim uma cerimônia que lembra o julgamento, a crucificação e a morte de Jesus. Centenas de fiéis acompanharam a celebração, que teve início às 17h e término por volta das 20:30 hs.


A cerimônia foi presidida pelo padre Sebastião Dutra, entre os momentos principais estava o anúncio da Paixão de Cristo, que contou com a participação do público presente. Ao final, a cruz foi descoberta e apresentada aos fiéis.


     PROCISSÃO 

Fotos feitas por Douglas
O percurso da procissão com via sacra seria de 2 Km, e cerca de 600 metros já percorrido começou a chover e teve que ser interrompido voltando para a igreja, isso causou alguns transtornos, porque o grupo do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e das crianças que faz parte do Grupo Anjos Soldados do amor, havia planejado e montado vários cenários simbolizando as 14 estações da via sacra, mas no final deu tudo certo. Mais de 50 crianças (entre 4 a 10 anos) realizaram no altar da igreja as cenas de estatuas vivas que revelam cada momento da crucificação e morte de cristo.

Uma estação flutuante foi montada dentro do Lago Municipal, mas a comunidade não chegou a presenciar, porque a chuva não permitiu”. 

Fotos feitas por Douglas
No final da celebração, o Pe. Sebastião Dutra, aproveitou para convidar a comunidade em geral para participar novamente no sábado, às 20: 30 horas da Solenidade da Vigília Pascal, “Missa do Fogo” e da Missa da Ressurreição do Senhor que acontecerá no domingo 27 de março, às 05:30 hs da madrugada.

Lembrando que no domingo, 20, aconteceu a “Procissão de Ramos” em Borrazópolis.  A missa eucarística foi celebrada na Praça da República pelo Padre Sebastião, logo após a proclamação do evangelho, os fiéis saíram em procissão, durante o cortejo passando por diversas ruas e avenidas e com os ramos nas mãos seguiram em direção à Igreja Matriz, onde finalizou a Santa Missa.

      SEMANA 
Fotos feitas por Douglas
A Semana Santa começa com o domingo, chamado "Domingo de Ramos”, evento que comemora a entrada de Jesus em Jerusalém na cidade Santa para celebrar a sua última Páscoa com os discípulos. Nos dias de hoje, os fiéis levam para a igreja, Ramos de Oliveira, a fim de serem abençoados, como símbolo de sua fé. Cada dia da semana tem um significado, em especial a Sexta-feira Santa, chamada de Sexta-feira Maior. Ela relembra o dia em que Cristo foi crucificado e é também o primeiro dia do Tríduo Pascal, onde se celebra os mistérios da morte. O Tríduo Pascal é na verdade o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal no sábado, véspera de Domingo de Páscoa. O Domingo, já não faz parte do Tríduo Pascal, mas é celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos. O Domingo de Páscoa é o dia da ressurreição.



OBS: As fotos feitas pelo jovem Douglas, podem ser conferidas no Facebook do "Grupo Anjos Soldados do amor" (CLICA AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário