terça-feira, 5 de abril de 2016

WhatsApp ganha criptografia de ponta a ponta

O WhatsApp acabou de se tornar mais seguro do que nunca. Agora a última versão do aplicativo, que começou a ser distribuída hoje, (05), recebeu o recurso de criptografia de ponta-a-ponta para suas mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, documentos, ligações e mensagens em grupos, recurso que foi desenvolvido em parceria com a Open Whisper Systems.

Isso significa que agora, nem o WhatsApp tem acesso às suas mensagens. Diferente da criptografia tradicional, a criptografia de ponta-a-ponta lhe garante que somente você e a pessoa com que você está trocando mensagens podem ler o que é enviado e recebido, e ninguém mais. Para que isso aconteça as mensagens são criptografadas com um cadeado único, e somente você e a outra pessoa, possuem uma chave especial para abrir e ler a mensagem. Cada mensagem (seja individual ou para grupos), foto, vídeo, mensagem de voz, documento ou ligação é criptografada com um cadeado e chave únicos.

Para você que ainda não entendeu nada, funciona assim: Você escreve uma mensagem no seu WhatsApp, um "Olá", por exemplo, e clica em enviar. Nesse momento sua mensagem será embaralhada com uso de uma chave (uma sequência alfanumérica), e se tornará um código incompreensível, tipo assim: "1ßø0%"

No meio do caminho, a mensagem estará codificada, então ela pode até ser salva, mas só será decifrada com a chave. 

Ao chegar no destino, a mensagem será desembaralhada pela chave da pessoa que a recebeu, e deixará de ser “1ßø0%” e voltará a ser “Olar“. É como um jogo de embaralhar palavras. E não é necessário ativar nada no aplicativo, a novidade é gratuita e está liberada para quem possui a última versão do aplicativo instalado. Por enquanto, a novidade está presente apenas no Android. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário