segunda-feira, 6 de junho de 2016

Borrazópolis: Emater articula criação de plano de desenvolvimento de pequenas agroindústrias


Os extensionistas da Emater de Borrazópolis, Leandro Cividini e Eliana Vargas Prudêncio Riveline, se reuniram, 1° de junho, em Borrazópolis, com o secretário municipal da Agricultura, Antônio Ferreira Cardoso, a secretária municipal da Saúde, Claudionice das O. Melo, o vice-prefeito, Joel Gralak Pereira, o chefe da vigilância sanitária municipal, João Carlos Santos, o vereador Rosimar G. Cerqueira e técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura para discutir e elaborar um programa de desenvolvimento e incentivo às agroindústrias do Município. A reunião foi conduzida pelo médico veterinário Simão Joel Ivaszek, da Emater, que vem realizando um excelente trabalho de regularização de pequenas agroindústrias nos Territórios Vale do Ivaí e Paraná-entro. 

Simão apresentou, de forma sucinta, sua experiência na área de agroindústria expondo como estruturar um bom programa de desenvolvimento de pequenas agroindústrias. Destacou os pontos mais importantes a serem observados para o produtor alcançar sucesso, como as boas praticas de fabricação, manutenção da característica do produto artesanal, da receita caseira, do produto diferenciado, assistência técnica, envolvimento das entidades municipais, etc.
Ele falou também sobre qual a legislação seguir e a importância de adquirir produtos produzidos localmente. Mostrou de que forma isso fortalece a economia local, gerando emprego e renda para as famílias evitando, ainda, a exportação de riquezas para outros municípios. “O dinheiro gasto pela população na aquisição de produtos vindos de fora, produtos estes que podem ser tranquilamente produzidos em nível local, transfere a renda do município comprador para o município vendedor. Com isso, diminui a circulação da moeda dentro de casa, acarretando outros problemas como, por exemplo, diminuição da população pela falta de oportunidades e renda e, consequentemente, refletindo na queda de arrecadação do município", disse.

Ao final da reunião, foi formada uma comissão para discutir e elaborar um programa de desenvolvimento e incentivo para as agroindústrias do município de Borrazópolis, com um representante de cada entidade presente na reunião. O técnico Simão se colocou a disposição para apoiar e dar suporte em todas as etapas de criação do programa.

Após a criação da comissão organizadora, o técnico do escritório local da Emater de Borrazópolis Leandro Cividini agendou para a próxima quarta-feira, 8 de junho a primeira reunião com a equipe municipal para começar a discutir e estruturar a criação do programa, elaborar um fluxograma de trabalho e as estratégias a serem adotadas para pôr em prática a ideia e alcançar os resultados pretendidos.

Por: EMATER - Leandro Cividini - Lucia Socoloski

Nenhum comentário:

Postar um comentário