segunda-feira, 13 de junho de 2016

Dia 13 de junho: Dia de Santo Antônio


Durante os festejos de junho, a imagem de Santo Antônio de Pádua aparece estampada e é lembrada pelos fiéis especificamente no dia treze. Pouco se sabe sobre sua origem, por isso, a data lembrada é a da morte dele: 13 de junho de 1231, em Pádua, Portugal.

Nas imagens, ele sempre aparece carregando o menino Jesus no colo. Segundo a fé católica, um barão que abrigava Santo Antônio no quarto de hóspedes de seu castelo viu, pelo buraco da fechadura, que o frei estava emnvolvido por uma luz de brilho muito forte e, em seu colo, sobre um livro grosso, estava um bebê, dando risadinhas. O bebê olhou e estendeu os braços na direção do barão, que ficou atordoado e fechou os olhos. Abrindo-os, só viu Santo Antônio de braços vazios. A criança seria o menino Jesus. (Fonte: Madeline Pecora Nugent. Antônio, Palavras de fogo, vida de luz. Ed.Paulinas.2008)

Santo Antônio é um dos mais conhecidos e aclamados santos do Brasil. Não só pela fé católica. No candomblé da Bahia, Santo Antônio é conhecido Ogum, o orixá da guerra, que forjava as suas próprias armas de metal.  

De acordo com a crença popular, o santo tem fama de casamenteiro. Ele é invocado para auxlilar solteiras e solteiros a encontrarem seu par ideal, com simpatias e orações. Por isso, é comum ver imagens do santo de cabeça para baixo, envolto numa fita vermelha ou sem o menino Jesus, com a promessa de só devolver quando o pedido for atendido. Leia mais sobre as simpatias aqui.

Além disso, por sua conduta de caridade em vida, ele recebeu o título de padroeiro dos pobres e de especialista em encontrar objetos perdidos.

A fama de Santo Antônio era grande ainda em vida por conta dos milagres a ele atribuídos. De acordo com a fé católica, peixes teriam aparecido na superfície do mar para ouvir o seu sermão na cidade de Rimini, na Itália. Na mesma cidade, uma mula faminta teria recusado comida e se curvado diante da hóstia consagrada como prova, pedida por um descrente, de que o pão era verdadeiramente o Corpo de Cristo. 

Saiba mais sobre a vida de Santo Antônio aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário