quarta-feira, 13 de julho de 2016

Morre em Rio Branco do Ivaí Jesuína dos Santos Cardoso, a idosa de 120 anos

Morreu na manhã desta quarta-feira (13/07/16), em Rio Branco do Ivaí (a 81 quilômetros de Borrazópolis), Jesuína dos Santos Cardoso, de 120 anos. O nascimento dela estava sendo avaliado pelo Guinness Book (Livros dos Recordes), prestes a considerá-la a mulher mais velha do mundo.

A Unidade de Saúde Central da cidade confirmou que o médico foi chamado por volta das 9h desta quarta-feira e atestou o óbito da idosa, moradora do distrito de Porto Espanhol, nascida em janeiro de 1896.

Ela chegou a ficar internada na Santa Casa de Rosário do Ivaí, mas havia voltado para casa no fim de semana. Apesar da idade e das limitações de movimento, Jesuína continuava lúcida e morava com uma neta.

Apesar da morte ser anunciada com grande pesar, amigos próximos afirmaram que em decorrência da saúde enfraquecida, o falecimento não os pegou de surpresa. Dona Jesuína andava bastante debilitada e pouco saía do quarto.

Recentemente, ela precisou viajar cerca de 2h até Apucarana porque o Instituto Nacional do Seguro Social havia cortado sua aposentadoria, pensando se tratar de uma fraude devido à idade avançada.
Aos 120 anos, Jesuína deixa uma grande família, como um exemplo de fortaleza.

Conforme a certidão de nascimento e de casamento, dona Jesuína nasceu às 14h do dia 30 de janeiro de 1896, em Reserva. O documento foi confeccionado em Grandes Rios, no então distrito Rio Branco, no dia 5 de abril de 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário