sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Borrazópolis alcança meta do Ideb

Borrazópolis atingiu a nota de 6,4, o resultado superou a meta traçada pelo MEC para o município, que era de 5,5

Ideb Vale do Ivaí
O Ministério da Educação divulgou as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente a 2015. O levantamento foi divulgado no dia 08/09/16 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador da pesquisa.

As notas mostram que as cidades de Arapongas (6,5), Apucarana (7,0), Rio Branco do Ivaí (6,8), Borrazópolis (6,4) e Ivaiporã (6,4), estão entre os municípios que conseguiram as melhores notas nos anos iniciais, que vai do 1º ao 5º ano.

Na região, o município que teve o melhor desempenho no Ideb foi Borrazópolis, que atingiu a nota 6,4 – acrescimento de 0,2 pontos em relação a 2013. O resultado superou a meta traçada pelo MEC para o município, que era de 5,5. Os desempenhos das Escolas: Castelo Branco, foi de (6,2), já da Escola Dom Bosco é de (6,6).

Entre as cidades que não atingiram a meta nos Anos Iniciais está Califórnia, com pontuação 6, um décimo a menos do que o estabelecido pelo MEC. Marilândia do Sul, que tinha meta 5,7 para este ano, registrou média de 5,3. Jardim Alegre, com nota 5,2, também ficou a apenas um décimo da meta. Já Godoy Moreira, que tinha meta de 5,2, teve nota 5. Cruzmaltina e Ariranha do Ivaí tiveram problemas na Prova Brasil e, por isso, não tiveram nota. No Paraná, a média chegou a 6,1 nos anos iniciais.

O Ideb é um indicador geral da educação. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário