quarta-feira, 8 de março de 2017

Giro da Notícia - 08/03/17

Sessenta e seis por cento dos brasileiros presenciaram alguma agressão contra uma mulher nos últimos 12 meses. A maioria das vítimas, 12 milhões, sofreu ofensa verbal. Já cinco milhões foram ameaçadas fisicamente e quase um milhão e meio de mulheres foram espancadas ou estranguladas. Os dados estão na pesquisa Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil. O levantamento foi feito pelo Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O Senado aprovou um projeto de lei que inclui uma diretriz no Sistema Único de Saúde para que haja atendimento específico para mulheres em casos de violência doméstica. A lei determina auxílio psicológico e cirurgia reparadora para as vítimas. O texto não especifica os mecanismos a serem usados para a aplicação da lei. O projeto já foi aprovado na Câmara e segue para a sanção do presidente Michel Temer.

A Câmara dos Deputados aprovou um controle de natalidade de cães e gatos por meio da esterilização. Segundo a proposta, o programa será permanente e deve levar em conta a superpopulação dos animais ou o quadro epidemiológico da área. Os recursos virão da Seguridade Social da União, com contrapartida dos municípios de pelo menos 10% dos custos. O projeto já foi aprovado no Senado e segue para a sanção do presidente Michel Temer.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a fabricação, importação e comercialização de termômetros e aparelhos de pressão que tenham mercúrio. A resolução foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Colegiada da Anvisa. Empresas, órgãos de saúde e o SUS devem se adequar às exigências até janeiro de 2019. A nova determinação cumpre um tratado assinado por 140 países em 2013.

A Chapecoense bateu o Zulia por 2 a 1 na Venezuela na estreia na Libertadores. Foi a primeira vez que o time brasileiro saiu do país desde a tragédia na Colômbia em novembro do ano passado. Reinaldo e Luiz Antônio fizeram os gols dos catarinenses. Na Arena da Baixada, em Curitiba, o Atlético Paranaense abriu dois a zero, mas cedeu o empate ao Universidad Católica, do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário