sexta-feira, 10 de março de 2017

Giro da Notícia - 10/03/17

As agências da Caixa Econômica Federal vão abrir duas horas mais cedo para atender quem for sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS. A retirada começa hoje para os beneficiários nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. O cronograma de saques se estende até o dia 31 de julho. O horário de abertura das agências da Caixa também será antecipado em duas horas na segunda e na terça-feira.

Um relatório do Banco Mundial alerta que a lei brasileira tem brechas que incentivam o casamento infantil no país. O Banco Mundial fez um apelo para que o Brasil elimine exceções à regra que estabelece a idade legal para o casamento em 18 anos e puna quem autorizar o casamento de uma criança. Segundo o relatório, meninas que se casam cedo sofrem mais violência doméstica e têm renda menor ao longo da vida.

O Brasil registrou o maior número de doadores de órgãos da história no ano passado com um total de 2.983. Segundo o ministério da Saúde, o resultado representa uma alta de 5% em comparação com 2015. O transplante de coração, com 357 procedimentos, também foi recorde com alta de 13% em relação ao ano anterior. Ainda houve aumento nos transplantes de rim, fígado, medula óssea e pulmão.

Os prefeitos e servidores dos municípios poderão se inscrever, gratuitamente, no 23º Salão Paranaense de Turismo. Organizado pela ABAV/PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná do Paraná), o encontro será promovido na Expo Unimed, em Curitiba, entre 16 e 18 de março. As inscrições podem ser feitas no local do evento ou portal www.salaoparanaense.com.br.
Seu objetivo é mobilizar prefeitos e vereadores para a importância do turismo como estratégia de desenvolvimento sustentável para seus municípios, visando ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda.

De 19 a 25 de maio, Jandaia do Sul será a capital do esporte escolar, sendo SEDE da Fase Regional dos JEPs – 2017. Com a participação dos 16 municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Apucarana. Durante os jogos serão realizadas competições nas seguintes modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Voleibol, Handebol, Tênis de Mesa e Xadrez. Que disputarão as referidas modalidades nas classes “A” e “B”. As equipes classificadas na Fase Regional representarão o NRE de Apucarana na Fase Macrorregional.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, este ano, será realizado em dois domingos consecutivos - dias 5 e 12 de novembro - e não mais em um único fim de semana. As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio. A medida deverá beneficiar os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham que ficar isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova) até o sol de pôr e faziam as provas de sábado à noite.     Os candidatos interessados em fazer o exame devem pagar uma taxa de inscrição. São isentos do pagamento da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda. Os estudantes isentos que não comparecerem e não justificarem a ausência perderão o benefício em 2018, caso queiram fazer a prova novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário