sexta-feira, 16 de junho de 2017

Abertura do 60º Jogos Abertos do Paraná em Kaloré


Começou na noite desta quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi, a fase regional dos 60º Jogos Abertos do Paraná, em Kaloré. Uma solenidade de abertura recebeu quase 1,5 mil pessoas no ginásio de Esportes Municipal José Gonçalves Canelo. Entre as atrações, o acendimento da pira olímpica abrilhantou a noite.

As atletas de futsal feminino Maria Fantacholi, Angelica Lopes e Iara Pereira conduziram o fogo simbólico, em um revezamento até o acendimento da pira na entrada do ginásio. Nesse momento, a festa começou com o congraçamento das 29 delegações que vão participar da competição até o próximo domingo. 

Coube ao atleta de futebol Hitalo Cardoso Toledo fazer o juramento do atleta, acompanhado dos representantes das seguintes cidades: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Boa Aventura de São Roque, Borrazópolis, Cândido de Abreu, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Itambé, Ivaiporã, Jardim Alegre, Laranjal, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Marumbi, Mato Rico, Nova Tebas, Novo Itacolomi, Palmital, Pitanga, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí e Kaloré.

Após o hasteamento dos pavilhões, houve os pronunciamentos das autoridades presentes. Entre os participantes estavam o prefeito de kaloré, Washington Luiz da Silva, o chefe da regional de Ivaiporã, Leonardo Arruda, o prefeito de Borrazópolis, Adilson Lucchetti, e os demais representantes das cidades participantes. “Declaro aberta oficialmente a fase regional dos Jogos Abertos em Kaloré”, disse Silva, durante discurso feito no evento.

Alunos das escolas da cidade prepararam apresentações artísticas para a abertura solene. Danças e coreografias animaram o público. Para fechar a noite, a equipe anfitriã feminina enfrentou a equipe de Candido de Abreu, pelo grupo A. O jogo terminou em 4 a 3 para a casa.

Em mensagem enviada aos participantes das 12 regionais que sediam os JAPs, o governador Beto Richa destacou o alto nível dos atletas. “Inclusive, vários deles são contratados por clubes e agremiações esportivas. Alguns de nossos atletas, por exemplo, participaram dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro”, disse. “Isto tudo muito nos orgulha, demonstrando a importância deste evento para os paranaenses, confirmando a amplitude que os Jogos Abertos do Paraná acumularam ao longo de seis décadas”, concluiu o governador.

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Esporte e Turismo e da Educação, com apoio do município de Kaloré. Colaboração William Bilches. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário