sexta-feira, 30 de junho de 2017

Provopar realiza entrega de EPIs aos funcionários da Usina de Reciclagem de Borrazópolis



Os funcionários da Usina de Reciclagem e Compostagem de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, foram contemplados com kits de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), pelo Programa Ecocidadão III Paraná, promovido pelo Provopar Estadual, Sanepar e Governo do Estado, através do Instituto das Águas.

A entrega dos equipamentos aconteceu na manhã da última quarta-feira (28), na sala de reuniões da Prefeitura, com a presença do prefeito Adilson Lucchetti, “Didi”, do a agente ambiental Carlos Alberto Kalinke Junior, do convênio Provopar/Sanepar, o secretário municipal da Agricultora, Adriano Tavares, o diretor de Meio Ambiente,  Paulo do Prado, a assistente social Natalia Vetor e alguns trabalhadores da usina de reciclagem.

O kit de segurança é composto por óculos de proteção, protetor auricular, abafador, boné, colete, luva e bota. “Além de melhorar a qualidade de vida das famílias envolvidas, o Programa Ecocidadão visa dar segurança e agilidade ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis”, destacou Carlos Alberto, que lembrou que recentemente, durante curso de capacitação, os trabalhadores receberam instruções para o uso correto dos equipamentos.

O agente ambiental disse que a entrega dos equipamentos é apenas o início de um processo, que “trará muitos benefícios não só para os trabalhadores, mas para toda a comunidade, porque encontrar uma destinação correta para os resíduos tem sido uma preocupação constante da Sanepar e Provopar. Portanto, queremos potencializar o reaproveitamento dos resíduos e consequentemente reduzir o volume de recicláveis que vão para os aterros ou que são lançados em áreas de mananciais, fundos de vale, córregos e rios”, disse.


Segundo ele, o programa Ecocidadão está se tornando realidade em Borrazópolis, porque “tivemos uma boa receptividade por parte do prefeito e dos  trabalhadores da usina, cujo barracão é limpo e organizado. Além do mais, todos eles participaram e acompanharam atentamente o curso de capacitação, em especial aos temas planejamento. Eles foram orientados sobre a importância de se planejar o dia a dia para se obter melhor resultado em suas ações”.

A ferramenta utilizada para trabalhar com o planejamento do grupo foi o 5W 2H. “Esta ferramenta auxilia no mapeamento das atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da associação e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Num segundo momento, calcula-se quanto esta atividade custará aos cofres da associação. Também foi passado aos trabalhadores sobre a necessidade de se visualizar os pontos positivos e negativos da associação, para facilitar a tomada de decisões”, acrescentou o agente ambiental.  

REFERÊNCIA REGIONAL - A Usina de Reciclagem e Compostagem de Borrazópolis é referência regional, entre os 26 municípios que fazem parte da AMUVI – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí. O trabalho é recente e tem recebido apoio e auxílio da prefeitura. Atualmente a associação conta com 15 funcionários, ou seja, 15 famílias que sobrevivem trabalhando neste local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário