quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Câmara dos Deputados rejeita denúncia contra Michel Temer


Após quase 13h de trabalhos, a Câmara dos Deputados rejeitou a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), por corrupção passiva, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão aprova o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), segundo a secretaria da Câmara, votaram 492 deputados dos 513 deputados: 263 a favor do relatório, 227 contra e 2 abstenções e havendo 19 ausências.

Parlamentares de estados ao Norte e ao Sul se alternaram ao microfone para dizer se estavam a favor do parecer de Abi-Ackel ou, ao contrário, votariam “Não”, defendendo o prosseguimento da acusação, como se posicionaram 227 deputados. A cada unidade da federação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convocava nome a nome por ordem alfabética e, ao final, repetia a chamada dos que estavam ausentes.

Com a decisão, os deputados livraram Temer de responder no Supremo Tribunal Federal (STF) a processo que, se instalado, provocaria o afastamento do presidente por até 180 dias. Agora, Temer responderá no STF somente após a conclusão do mandato, em 31 de dezembro de 2018. O procurador-geral Rodrigo Janot, porém, deverá apresentar outra denúncia contra Temer, por organização criminosa e obstrução de justiça.

A acusação de Janot se baseia nas investigações abertas a partir das delações de executivos da empresa JBS no âmbito da Operação Lava Jato. Em março deste ano, o ex-assessor do presidente e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) foi filmado, saindo de um restaurante em São Paulo, com uma mala contendo R$ 500 mil. Segundo a PGR, o dinheiro era parte de propina e destinava-se a Temer. A defesa do presidente nega. Os deputados do estado do Paraná, 16 votaram “Sim” a favor do relatório, e 11 votos contra e havendo 3 ausências. Confira abaixo a lista dos deputados que votaram e a sua escolha.

Alex Canziani PTB -  SIM
Alfredo Kaefer PSLSIM
Aliel Machado REDENÃO
Assis do Couto PDT NÃO
Christiane de Souza Yared PRNÃO
Delegado Francischini SDNÃO
Diego Garcia PHS NÃO
Dilceu Sperafico PPSIM
Edmar Arruda PSDSIM
Enio Verri PT NÃO
Evandro Romam PSDSIM
Giacobo PRSIM
Hermes Parcianello PMDBSIM
João Arruda PMDBSIM
Leandre PV NÃO
Leopoldo Meyer PSBNÃO
Luciano Ducci PSBAUSENTE
Luiz Carlos Hauly PSDBSIM
Luiz Nishimori PR SIM
Nelson Meurer PPSIM
Nelson Padovani PSDBSIM
Osmar Bertoldi DEM SIM
Osmar Serraglio PMDBAUSENTE
Reinhold Stephanes PSD AUSENTE
Rubens Bueno PPS NÃO
Sandro Alex PSDNÃO
Sergio Souza PMDBSIM
Takayama PSCSIM
Toninho Wandscheer PROSSIM
Zeca Dirceu PTNÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário