terça-feira, 19 de setembro de 2017

Equipe Pé Vermelho de Apucarana participa de maratona em Foz do Iguaçu


Sessenta e quatro integrantes da equipe de pedestrianismo Pé Vermelho participam neste domingo (24/09) da 10ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu. A saída do grupo apucaranense, em dois ônibus fretados, será às 21h30 desta sexta-feira (22/09), em frente à Loja Plastilar, na Rua Osvaldo Cruz, nº 1050. Uma realização do Sesc Paraná em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a 10ª Maratona de Foz do Iguaçu terá percurso oficial de 42.195 metros, aferido e certificado oficialmente pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), tendo como local de largada a Itaipu Binacional e local de chegada o Parque Nacional do Iguaçu.

Um dos coordenadores da equipe Pé Vermelho e que também participará da maratona, o empresário João Dias conta que, além dos corredores, a caravana contará com acompanhamento de familiares, em um total de 88 pessoas. “Alguns maridos, esposas e filhos vão também, pois além do aspecto competitivo e da elevação qualidade de vida, a equipe Pé Vermelho busca integrar o lazer às suas atividades”, pontuou. “Hoje somos em cerca de 400 integrantes e nos reunimos semanalmente para treinos e participação em competições de corrida de rua em diversas partes do Paraná e do Brasil”, detalha João Dias. No que tange resultados na maratona, ele informa que a única integrante com perspectivas de obter premiação em sua categoria é a corredora Lourdes Maria de Jesus Oliveira.

Fundado há cerca de 26 anos, entre outras pessoas por Juraci Barbosa e Dr. Luiz Carlos Busnardo, a composição do “Pé Vermelho” é heterogênea. “Integram nossa equipe desde operários, estudantes, comerciários e comerciantes, industriais até profissionais liberais das mais diversas atividades”, explica Dias. Ele diz que ao longo da semana cada um faz seu treinamento individualmente, ou pequenos grupos. “Nos finais de semana nos reunimos para participar de competições ou realizarmos treino coletivo”, diz.

Com patrocínio de diversas empresas, a equipe conta com apoio da Secretaria de Esportes e Juventude da Prefeitura de Apucarana. “Nas competições regionais estamos sempre dando o suporte do transporte, com a cessão de motorista e ônibus. Neste ano, por exemplo, já levamos os integrantes para diversas competições”, relata professora Jossuela Pinheiro, secretária Municipal. Ela destaca que o Município, na gestão do prefeito Beto Preto, valoriza o Esporte em todas as suas modalidades. “A Equipe Pé Vermelho tem levado o nome de Apucarana para todo o Paraná e até a outros estados e a prefeitura tem grande satisfação em apoiar”, citou.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos, shorts e atividades ao ar livre
Grupo aberto – A Equipe Pé Vermelho está sempre aberta a novos integrantes. O contato com o grupo de pedestrianismo de Apucarana pode ser feito pela internet, através da rede social Facebook (https://www.facebook.com/pevermelhoapucarana), ou na Dias Couro pelo telefone 3033-4869.

Maratona Sustentável – Reconhecida internacionalmente por sua responsabilidade social e organização, a Maratona de Foz do Iguaçu recebeu o selo de certificação “Carbono Zero”. A certificação foi concedida pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Prima Mudanças Climáticas, do Brasil. O selo é validado pela Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia), pelo projeto Bolsa Brasileira de Commoditties Ambientais e pela ONG Grupo Brasil Verde.

Para ser considerada “Carbono Zero”, a organização da prova realizará o plantio de 100 mudas de árvore, quantidade suficiente de emissões de O2, que converte a emissão de poluentes gerados no percurso. Além dessa medida, a equipe do Sesc recolherá todos os resíduos da prova, ao longo dos 42,195 quilômetros, fazendo a separação e destinação a instituições. Dois veículos elétricos serão ainda utilizados como carros madrinhas dos maratonistas profissionais, masculino e feminino. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço http://www.sescpr.com.br/maratona. Colaboração: Imprensa de Apucarana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário