sexta-feira, 27 de julho de 2018

Eclipse da Lua ocorre hoje

Os borrazopolenses poderá ver o Eclipse a partir das 18 horas

É hoje! O eclipse lunar mais longo do século terá 1h42 de fase total e quase 4 horas de parcial nesta sexta-feira (27), e poderá ser visto em quase todos os cantos do planeta. Ele começa oficialmente às 16h30 (horário de Brasília). 

Em Borrazópolis, o nascer da lua acontece às 18 horas, segundo o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar). A partir deste momento, será possível observar a lua de sangue. Ainda de acordo com o instituto, o céu estará pouco coberto por nuvens, o que facilitará a visualização. 

Em toda região Sul e Sudeste do Brasil, o eclipse deve ser visto a partir das 17h45.

O eclipse - Um eclipse lunar total acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham, quando nosso planeta faz uma sombra no satélite. Isso faz a Lua ficar escura, perder o brilho, e é um fenômeno que pode ser visto a olho nu. Quem lembra do eclipse solar total que aconteceu nos Estados Unidos em agosto do ano passado sabe que é importante usar óculos especiais. No caso do eclipse da Lua, basta olhar para o céu: usar uma luneta ou um binóculo pode ajudar.

O fenômeno começa às 16h30, mas a Lua não terá nascido no Brasil. Mesmo assim, vamos poder observar uma parte da fase total – quando o satélite está inteiro na sombra – e da fase parcial (umbra). É só esperar a Lua nascer. Tudo acaba às 19h19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário