sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Rota de Cicloturismo do Vale de Aventura é destaque no Jornal Gazeta do Povo


A página Viver Bem Turismo do Jornal Gazeta do Povo publicou uma matéria falando sobre as Rotas de Cicloturismo do Vale de Aventura que passa por dez cidades do Vale do Ivaí com vários atrativos, entre elas: Cachoeiras, cânions, rios e florestas. Confira a matéria na íntegra.

Criada no começo deste ano, a Rota de Cicloturismo do Vale de Aventura passa por dez cidades do norte do Paraná com atrativos como cachoeiras, cânions, rios e florestas. São 255 quilômetros de extensão que podem ser percorridos de bicicleta, carro, moto e até mesmo a pé, ao longo do curso do rio Ivaí.

O roteiro começa na cidade de Borrazópolis, a cerca de 90 quilômetros de Maringá, e termina em Mauá da Serra, já quase na região central do estado. De acordo com Fábio Couto Rosa, um dos organizadores do projeto, a rota é dividida em cinco etapas que podem ser percorridas inteiras ou em apenas alguns trechos.

Há rios com corredeiras, plantações bem diversificadas, florestas de araucárias, colônias de imigrantes, colinas e cânions de até 1.200 metros de altitude”, conta. A ideia é de que os turistas fiquem na região desde um fim de semana a até pelo menos cinco dias de viagem.

O roteiro todo passa pelas cidades de Borrazópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Rio Branco Ivaí, Rosário do Ivaí, Faxinal, Jardim Alegre, Lidianópolis, Ortigueira e Mauá da Serra.

Atrativos
Apesar de o foco do roteiro ser o cicloturismo, a ideia é de que o caminho possa ser percorrido de diversas formas, em atividades que não fiquem apenas na estrada. José Manoel Silva Junior, também organizador do Vale de Aventura e secretário de turismo da cidade de Rosário do Ivaí, conta que os turistas vão encontrar atividades como voos de parapente, rapel em cachoeiras, esportes aquáticos, entre outros.

É no município de Grandes Rios, por exemplo, que a seleção brasileira de remo já fez treinos para competições nacionais e internacionais no rio Ivaí. No caminho também estão as cachoeiras das cidades de Rio Branco do Ivaí e Faxinal – uma delas com uma tirolesa de 180 metros – e saltos com mais de 120 metros de altura.

Nas localidades de Vista Alegre e Vila Formosa, os turistas podem fazer uma ‘imersão’ nas florestas de eucalipto e de seringueiras em algumas das propriedades. E ainda provar o café direto dos cafezais de Flórida do Ivaí.

Já em Cruzmaltina, a cidade está construindo uma réplica de um dos portais da entrada da Basílica de Aparecida – santuário no interior de São Paulo – que faz parte do roteiro que inclui também o passeio na Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Depois, em Rosário do Ivaí, um dos trechos leva até propriedades de agricultores familiares que produzem queijos e vinhos artesanais. “A localidade também é conhecida como a Capital da Uva Niágara do Paraná”, completa José Manoel da Silva Junior.

E por fim, atingindo o ponto mais alto da Serra do Cadeado, em Mauá da Serra, há uma rica gastronomia colonial e passeios até o mirante e o morro da Pedra Branca, já chegando em Ortigueira.

Passeio com comodidade
É possível chegar ao Vale de Aventura de carro pela BR-376 (Rodovia do Café) ou de avião nos aeroportos de Londrina ou Maringá. “Há um receptivo que pega os passageiros nos terminais e leva até o ponto de partida do roteiro, em Borrazópolis”, explica Fábio Couto Rosa.

A volta aos aeroportos, no fim do passeio, também está inclusa no pacote independente de onde o turista terminar. As reservas custam a partir de R$ 600 por casal com pensão completa (exceto bebidas) e passeios.

Quem quiser pode contratar também uma equipe de apoio que acompanha o passeio de bicicleta, com alimentação, transporte dos equipamentos e atendimento o dia todo. O serviço custa R$ 2.800 por pessoa para quatro dias de permanência.

Serviço:

Resort Solar Água do Ivaí
Rua Pernambuco, 51, Borrazópolis
(43) 99603-3966

Hotel Avenida
Av. Brasil, 688, Grandes Rios
(43) 98424-9068

Hotel e restaurante Gela Goela
PR-082, Rosário do Ivaí
(43) 3465-1240

Hotel Pires
Rua Santos Dumont, 1126, Faxinal
(43) 3461-2999

Pousada Mapy
BR-376, Km 296 (Alto da Serra Cadeado), Mauá da Serra
(43) 3464-1325.

Nenhum comentário:

Postar um comentário