quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Trabalho conjunto entre vários setores na prevenção de contaminação do solo e monitoramento de agrotóxicos

Um importante trabalho conjunto entre vários setores esta sendo desenvolvido no município visando a prevenção de contaminação do solo e mapeamento  de agrotóxicos proibidos. Nesta quinta-feira, dia 23 de Agosto de 2018, os profissionais estiveram visitando a zona rural em pontos de possíveis contaminação do solo e exposição de pessoas a agrotóxicos proibidos. Estiveram participando das atividades e ações representando o Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura e Emater o servidor Valdinei Ocani, o Departamento de Vigilância Sanitária Alexandro e João, o fiscal Celinho e o Conceituado Coordenador Estadual do Programa SISSOLO Claudenir Tozzi. 

De acordo com os envolvidos esta sendo realizado um mapeamento de pontos considerados como de risco para contaminação como postos de combustíveis (risco de perfuração dos tanques e extravasamento combustível e contaminação do solo), antigo lixão, propriedade rurais com depósitos de veneno proibidos e irregulares, entre outros locais que possam contaminar o solo e por em risco a saúde da população. 

O enfermeiro Alexandro agradece a colaboração dos participantes e explica que essas ações não tem como objetivo prejudicar os moradores e sim tentar solucionar estes problemas e prevenir a exposição e contaminação de nossa população pois alguns desses venenos são extremamente cancerígenos e  já foram proibidos a mais de 30 anos como por exemplo o BHC proibido em 1985 no Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário