terça-feira, 6 de novembro de 2018

Governo Digital facilita pedido da 2ª via da carteira de identidade no Paraná


Os cidadãos paranaenses não precisam mais ir até um posto do Instituto de Identificação do Paraná para pedir a 2ª via rápida da carteira de identidade. Desde agosto deste ano, é possível solicitar o documento pelo site Governo Digital, ferramenta do Estado que funciona como um google de serviços públicos. Até o final do mês passado, foram feitos quase 54 mil pedidos online, 200% a mais do que o número registrado em todo o ano passado. 

No ar desde o início deste ano, o Governo Digital integra os sistemas do Estado e disponibiliza, em um único site, mais de 200 serviços ao cidadão, que vão do pagamento do IPVA e consulta aos assuntos relativos à habilitação, até a verificação do boletim escolar e o saldo do programa Nota Paraná. Na plataforma, constantemente atualizada com novos serviços e funções, há também opções de emissão de guias e certidões do Instituto Ambiental do Paraná, consulta a vagas de emprego ou pedido de seguro-desemprego e emissão de boletos de energia e água. 

Para ter acesso à 2ª via rápida usando o Governo Digital, é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a carteira de identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os totens e postos do Detran ou o próprio Instituto de Identificação. O site do Governo Digital é o www.governodigital.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário