quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Palestra sobre ações da Vigilância e Equipe de Combate a Dengue apresentada aos Conselheiros de Saúde e Coleta de Pneus


As equipes de vigilância e combate a Dengue estiveram nesta quarta-feira, dia 19 de Dezembro de 2018, apresentando aos integrantes do Conselho Municipal de Saúde, uma palestra informando as ações e atividades que foram realizadas no segundo semestre de 2018. Na mesma data foi realizado o recolhimento dos pneus armazenados no pátio da prefeitura pela empresa Chibiu após solicitação. 

De acordo com o conteúdo apresentado, foram inúmeras ações desenvolvidas visando a prevenção da Dengue, recuperação e reflorestamento de minas e nascentes, prevenção de acidentes com animais peçonhentos, prevenção da doença de Chagas e controle do bicho barbeiro. O enfermeiro Alexandro que esteve ministrando a palestra nos informou que, Borrazópolis não tem nenhum caso confirmado ou suspeito de dengue até o momento, estando com um índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti de 1,7% (ou seja a cada 100 casas 1,7 foram localizadas larvas de mosquito), sendo considerado como de médio risco tendo em vista que o preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%.

Destacou o sucesso do arrastão que foi realizado e a colaboração da população. Também foi informado que foram encontrados 14 exemplares de bichos barbeiros parasitados em um importante trabalho preventivo contra doença de Chagas e estão sendo aplicados inseticidas nos locais com apoio dos técnicos da Regional de Saúde. Quanto a casos de escorpiões o profissional explicou que "não foi localizado" nenhum escorpião amarelo que tem maior importância médica, mais segundo ele alguns municípios vizinhos estão localizando e a população deve ficar alerta. 

Ao finalizar ele agradece aos ACEs Cassio, João Paulo, Jonathan, Elenice, Coordenador Marcelo pela qualidade e dedicação nos serviços prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário