segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Polícia Militar lança versão do APP 190 para sistema iOS


A Polícia Militar do Paraná lançou nesta segunda-feira uma nova versão do aplicativo para celular APP 190 Emergência Paraná, que funciona no sistema iOS. Também foi divulgado um balanço do aplicativo na versão para Android, que está em uso em Curitiba e Região Metropolitana desde outubro do ano passado. Cerca de 17 mil pessoas, sendo 83 com deficiência auditiva, já baixaram a ferramenta que agiliza o atendimento ao cidadão. 

Pelo aplicativo, é possível uma pessoa com deficiência de fala ou audição interagir com a Polícia Militar, sem precisar de uma terceira pessoa para fazer o trabalho de intérprete. Para o comandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos, o aperfeiçoamento do aplicativo e os resultados já apresentados reforçam a política de aproximar o Governo Estadual da população. Um comparativo do período de outubro a dezembro aponta que houve redução de 12% no número de ligações pelo telefone de emergência 190, uma queda de 12% no número de ocorrências geradas, e também não houve nenhum trote por meio do aplicativo. 

O capitão Claudio Prus, da Central de Operações Policiais Militares, destaca que, pelo aplicativo, é realizado apenas um chamado, e a ocorrência vai sendo atualizada e pode ser acompanhada pelo cidadão, conforme o andamento dado pela PM.  De outubro do ano passado até o início deste mês, foram registradas pela ferramenta 1.429 ocorrências. Deste total, 1.092 foi por perturbação do trabalho ou sossego alheio, 59 pediram abordagem de suspeitos, e 49 informaram lesão corporal/violência doméstica. 

Para utilizar o APP 190 Emergência Paraná, o usuário deve baixar o aplicativo e realizar cadastro rápido para a criação de um perfil, que utiliza as informações do portal Governo Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário