quarta-feira, 27 de março de 2019

Pedido de isenção da taxa do Enem inicia na próxima semana

Cerca de 95 mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná têm direito à isenção da taxa de inscrição de 85 reais do Enem. O pedido deve ser feito pela internet, das dez horas da manhã do dia 1º de abril até às onze horas e cinquenta e nove minutos do dia 10 de abril. O site é o enem.inep.gov.br/participante

Têm direito à isenção estudantes que estão concluindo o Ensino Médio neste ano, de acordo com as regras do edital. Isto inclui o Ensino Médio regular, a educação profissionalizante na modalidade integrada, e o curso de Formação de Docentes. O edital do Enem deste ano foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. Ao pedir a isenção da taxa de inscrição, os estudantes devem informar o CPF, a data de nascimento, o endereço de e-mail, e um número de telefone. O resultado da solicitação vai ser divulgado a partir do dia 17 de abril, na página do Inep, autarquia do Ministério da Educação, responsável pelo exame. 

Caso a isenção seja negada, os participantes podem pedir ainda um recurso da decisão. As inscrições para o Enem devem ser feitas também na página do Inep, de 6 a 17 de maio, mesmo por quem está isento da taxa de inscrição. Os exames são aplicados em dois domingos diferentes, nos dias 3 e 10 de novembro. A finalidade do Exame Nacional do Ensino Médio é avaliar o desempenho de estudantes na última série do ensino médio, mas ele é aberto para participação de qualquer pessoa interessada. O resultado do Enem é usado em programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sisu para instituições públicas, o Prouni de bolsas para instituições particulares e o Fies, também para particulares. No ano passado, o Enem foi aplicado em 88 municípios paranaenses, com 237 mil pessoas inscritas. 

O portal de conteúdos didáticos da Secretaria da Educação, o Dia a Dia Educação, conta com uma página específica sobre o Enem, com videoaulas, apostilas e simulados. O site é o www.alunos.diaadia.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário