quinta-feira, 21 de março de 2019

Vigilância e Dengue, Prevenção rende bons resultados em Borrazópolis


A Vigilância Sanitária e Combate a Dengue tem realizado um excelente trabalho preventivo em nosso município, em relação ao Bicho Barbeiro, Escorpião Amarelo e Mosquito Aedes e Aegypty. Em nota os profissionais encaminharam as seguintes informações:

"Bicho Barbeiro" - Tivemos um inicio de surto com aparecimento de barbeiros no ano de 2018, onde foram localizados 15 exemplares contaminados com o "Parasita T. Cruze", em dois bairros sendo no Fogueira e Laranja Doce e através de inúmeras ações desenvolvidas pela equipe como inspeções, vistorias, aplicação de inseticidas e orientações oferecidas a população que se obteve exito no controle do bicho. Em 2019 foi localizado apenas 01 exemplar no bairro Santo Antonio que não estava contaminado com o parasita.

"Escorpião Amarelo" - Até o momento não foi encontrado nenhum escorpião amarelo em nossa cidade que chegou até a Vigilância, a equipe trabalhou sem medir esforços com ações preventivas como: Arrastões, multas, intimações, entre outras, como solicitações de limpezas que contribuem para o não aparecimento da especie. Segundo os trabalhadores foram encontrados vários escorpiões pretos que são menos venenosos e tem pouca importância médica, contudo a população deve ficar alerta pois municípios vizinhos como: Kaloré, São Pedro do Ivaí e Arapongas, encontraram a especie "Tityus Serrulatus" uma das mais venenosas podendo levar crianças e idosos a óbito.
  
"Mosquito Aedes Aegypty"  - Borrazópolis não tem nenhum caso confirmado ou até mesmo suspeito de Dengue, foram desenvolvidas muitas atividades e ações pela Vigilância e toda equipe de combate a Dengue que deram resultados positivos, pois municípios próximos estão sofrendo como Londrina que tem  396 casos confirmados e "02 óbitos por dengue hemorrágica"  Itambé com 22 casos, Arapongas 06 casos, Ivaiporã 02 casos e Grandes Rios, Califórnia e Sabáudia com um caso confirmado cada. Orienta-se a população que verifiquem seus quintais a cada 02 dias devido a grande quantidade de chuvas e que utilizem repelentes e roupas de mangas longas ao viajar para estas cidades.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário