terça-feira, 21 de maio de 2019

Epidemia de dengue alcança mais cinco cidades do Paraná


Peabiru, Quinta do Sol, Cruzeiro do Oeste, Paranapoema e Jacarezinho entraram na lista dos municípios que estão em epidemia de dengue. Ao todo, já são 35 cidades nesta situação no Paraná, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde. Em alerta estão outros 41 municípios paranaenses. Segundo o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, toda a população precisa estar envolvida no combate à dengue, já que 80% dos focos de mosquitos transmissores se formam nos quintais e dentro das residências, principalmente nos recipientes que acumulam água parada.

A Secretaria da Saúde segue com várias frentes de combate à dengue, promovendo ações preventivas por meio do Setor de Doenças Transmitidas por Vetores, como a capacitação de profissionais para o diagnóstico e manejo clínico da dengue. O informe epidemiológico da semana aponta 8 mil e 158 casos confirmados de dengue no Paraná. São mil e 386 a mais que na semana anterior, que apresentou 6 mil e 772 casos confirmados. Os casos contraídos na própria cidade de residência, entre elas Matinhos, são 7 mil e 869. No Litoral, o Governo realiza nesta semana, em parceria com a secretaria municipal da Saúde e Universidade Federal do Paraná, o monitoramento da presença do mosquito transmissor em toda zona urbana. 

A operação vai acontecer com a instalação de armadilhas que imitam o ambiente de um criadouro em 87 residências da cidade. A intenção é que o mosquito deposite os ovos. Quatro dias depois a equipe irá recolher o material para checagem de bairros com maior incidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário