terça-feira, 7 de maio de 2019

Simepar e Iapar iniciam edição 2019 do Alerta Geada no Paraná

Entra em operação nesta quinta-feira o Alerta Geada, serviço que o Instituto Agronômico do Paraná, Iapar, e o Simepar oferecem de maio a setembro. A edição deste ano será lançada nesta quarta-feira no Centro de Treinamento do Iapar, em Londrina. O serviço informa gratuitamente a possibilidade de ocorrência de geada com antecedência. A previsão é feita por categoria de intensidade de fraca, moderada ou forte para todas as regiões do Paraná. Textos e mapas temáticos são atualizados diariamente no site do Simepar. Ao receberem as mensagens em tempo hábil, os produtores podem adotar medidas de proteção das lavouras, evitando ou reduzindo perdas agrícolas. 

Durante o período de funcionamento do serviço, os pesquisadores também acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo, que pode ser acessado nos sites www.iapar.br e www.simepar.br. As informações ainda podem ser consultadas pelo aplicativo Iapar Clima. A partir deste ano, as informações sobre as previsões meteorológicas também são divulgadas pelo aplicativo Iapar Clima. O evento de lançamento do Alerta Geada 2019 vai acontecer nesta quarta-feira, às 9 horas da manhã, no Centro de Treinamento do Iapar, que fica na Rodovia Celso Garcia Cid, quilômetro 375, em Londrina. Durante a manhã, será exibido o vídeo “A Geada Negra de 1975”. 

Também serão realizadas apresentações sobre a história do Alerta Geada, a metodologia de previsão de geadas, a operação do serviço e sobre o aplicativo Iapar Clima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário