segunda-feira, 15 de julho de 2019

A partir de agora, Prefeitura não fará mais o recolhimento de entulhos e coleta de galhos

"Galhos e entulhos são de responsabilidade da população, a Prefeitura tem a obrigação de recolher apenas o lixo urbano"



A Prefeitura de Borrazópolis através do Decreto Municipal nº 039/2019-22/2011 e a Lei 806/2007, comunica que a partir desta segunda-feira, 15 de julho, não terão mais roteiros de recolhimento de entulhos - como galhos, gramas, eletrônicos, bens inservíveis (por exemplo, sofás, roupeiros e armários), e resíduos de construção civil.


Caso a população realize o descarte destes materiais em calçadas, datas vazias, carreadores ou acostamentos, estará sujeito a notificação e multas. 

A Prefeitura continuará com a responsabilidade de coletar o lixo produzido dentro da sua casa, como o lixo da cozinha e do banheiro, e a Associação de Catadores, a ACAMARB, tem a responsabilidade de recolher todo o lixo reciclável, como, papel, papelão, sacos plásticos e outros. Já o entulho retirado do quintal e resíduos de construções, fica a cargo do morador, onde todo o material pode ser transportado pelo mesmo até a Acamarb na saída para Kaloré.

Segundo o Alessandro Canello, Secretário de Agropecuária, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, durante uma entrevista concedida para a Rádio Nova Era, disse que não há motivos para polêmica. Segundo ele, o decreto diz respeito aos galhos produzidos dentro do quintal. As árvores que estão na calçada, continuam sendo responsabilidade da prefeitura, a qual vai podar e levar os galhos, portando aquele calendário para coleta de galhos, deixa de existir.

"Se o cidadão quiser podar ou cortar a árvore da calçada dele, terá que pedir uma autorização na prefeitura, porque, a partir de agora, somos nós que vamos cuidar dela", afirmou Alessandro. “Já os galhos e entulhos produzidos dentro do quintal, terão que serem levados pelo morador na ACAMARB, que é a sede da Associação de Catadores, na saída para Kaloré. Neste local, há espaços para se depositar, separadamente: galhos; entulhos; gramas e outros”. Finalizou Alessandro.

O folhetim informativo do poder executivo que está sendo distribuído nas residências, ainda disponibiliza dois telefones para o morador tirar suas dúvidas e informações (43) 3452-2250 ou (43) 3452-8700

Nenhum comentário:

Postar um comentário