sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Número de casos confirmados de sarampo sobe para nove no Paraná

O boletim divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde mostra que subiu para nove o número de casos de sarampo confirmados no Estado. Na semana passada, eram sete. Os dois novos casos são de pessoas que residem em Curitiba, um homem de 33 anos e uma mulher de 19 anos. Os dois estiveram recentemente em São Paulo. 

O Paraná soma 125 notificações da doença desde o final do mês passado. Destas, 18 casos já foram descartados e 98 estão em investigação, além dos nove confirmados. Os principais sintomas do Sarampo são febre alta, tosse, irritação nos olhos, coriza e mal-estar. Entre o terceiro e o quinto dia de infecção, aparecem manchas vermelhas pelo corpo. O Paraná segue vacinando contra o sarampo os bebês com idade entre 6 meses e menores de 12 meses, com a “Dose Zero”, conforme recomendação do Ministério da Saúde. 

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, todos devem receber a dose da vacina tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses. Pessoas com idade entre um e 29 anos precisam ter duas doses de vacina e, acima desta faixa, até 49 anos, é necessário ter uma dose. A secretaria estadual da Saúde reforça que a única maneira de evitar o sarampo é tomando a vacina. As pessoas que tiverem alguma dúvida sobre a imunização devem procurar uma unidade de saúde, de preferência portando a carteira de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário