quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Vigilância é solicitada para verificar suspeita de envenenamento com gato e acidente com animal peçonhento



A Vigilância Sanitária de Borrazópolis foi solicitada nesta quinta-feira, dia 26 de Setembro de 2019, para verificação de duas situações no município. A primeira se trata de uma suspeita de envenenamento de um gato que ocorreu no bairro Vila Nossa Senhora de Lurdes. De acordo com o Enfermeiro Alexandro e João Carlos que atuam na vigilância, este mesmo tipo de situação já ocorreu em outros locais da cidade, inclusive foi realizado denuncia na Policia Civil de Faxinal e encaminhado uma amostra de linguiça com veneno para analise na Regional de Saúde de Apucarana. O caso vem sendo investigado, os profissionais informam que existe a lei 9605/1998 que em seu Art. 32 diz: Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, resulta em detenção de 03 meses a 01 ano e mais multa que pode ser aumentada de 1/6 a 1/3 (um sexto a um terço) se ocorrer a morte do animal


Já a segunda situação, foi um acidente com animal peçonhento que ocorreu com uma mulher que foi picada por uma Centopeia (também conhecida como Lacraia) na Avenida Paraná, chegando a ficar internada no hospital municipal. Os servidores orientam que as lacraias são animais peçonhentos que possuem veneno e podem ter picadas dolorosas, porém seu veneno não é muito ativo no ser humano mais pode causar complicações dependendo muito de cada pessoa, as Centopeias se alojam sob pedras, cascas de árvores, folhas e troncos em decomposição, também podem ser encontrada em hortas, entulhos, tijolos podendo aparecer em qualquer parte da casa que não receba luz solar e seja úmida. 

Ao finalizar a equipe da Vigilância Sanitária solicita que, a população neste inicio de Outubro dias 07 e 08 a população limpe seus quintais retirando os entulhos e depositem em frente suas residencias para recolhimento e que coloquem os entulhos de forma separada afim de facilitar o fim adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário