Procure a matéria - Aqui

SLIDES

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Rede Starlink: satélites de Elon Musk estão passando por cima do Brasil

Já temos 240 satélites da rede Starlink pairando ao redor da Terra. Nesta quarta-feira (29), a SpaceX, do bilionário Elon Musk, lançou a quarta frota do projeto. E olha que legal: durante as próximas três ou quatro semanas, os satélites poderão ser vistos da Terra, mesmo a olho nu.

Os 60 novos satélites alcançaram, com sucesso, uma órbita de cerca de 440km de altitude. Eles poderão ser vistos porque estão bem juntos e em órbita relativamente baixa.

Então aproveite! Os satélites da SpaceX vão estar visíveis no Brasil diariamente pelos próximos dias. As chances de enxergá-los são ótimas nesta semana, principalmente na noite de sexta-feira (31) e na madrugada de sexta para sábado (1º) - se as nuvens e chuvas permitirem, claro.

Em todo caso, entre hoje (30) e domingo (2), a nova frota Starlink estará mais visível por aqui antes do nascer do sol, entre 4h50 e 5h10 da manhã, e também no início da noite, entre 19h20 e 19h40.

Com o tempo, eles vão se separando e, depois, subirão para sua altitude operacional (cerca de 550km). E aí será bem mais difícil enxergá-los - praticamente impossível sem a ajuda de um telescópio.

O que procurar no céu?

Parece brincadeira, mas você precisa encontrar uma espécie de "trenzinho" luminoso, como se fossem estrelas se movimentando. O que enxergamos, na verdade, é a luz do Sol refletida na carcaça de metal dos satélites - eles não emitem luz própria.

Você pode acompanhar, ao vivo, a trajetória dos satélites, o N2YO percebe automaticamente a sua localização pelo IP, então basta clicar neste link para ver quando os satélites poderão ser vistos em sua cidade.

Fonte: Hora Certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário