Procure a matéria - Aqui

SLIDES

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Adapar publica relatório sobre brucelose e tuberculose bovinas

A Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, publicou relatório do inquérito soro-epidemiológico de brucelose e de tuberculose bovinas que aponta prevalências de brucelose no Paraná de 4,87% em propriedades, e 2,24% em animais. De tuberculose foram de 2,5% em propriedades, e 0,35% em animais. 

Também foram analisados os resultados por regiões, conforme similaridade de estrutura e tamanho dos rebanhos de bovinos, sistema de criação, inserção no mercado e características da produção pecuária. O inquérito foi feito em 2018 e envolveu 1.757 propriedades e cerca de 17 mil animais no estudo. Os últimos inquéritos tinham sido realizados nos anos de 2002 para brucelose, e 2005 para tuberculose. 

De acordo com o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, as novas diretrizes do Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose foram tomadas a partir dos resultados encontrados. Com base no comparativo com o inquérito de 2018, foram adotadas novas medidas acerca do saneamento das propriedades, a fim de diminuir a ocorrência das duas enfermidades. A brucelose e a tuberculose bovinas são doenças bacterianas de caráter crônico causadoras de perdas econômicas para a exploração pecuária de leite e carnes, e que podem ser transmitidas para o homem. 

Mais informações estão na página adapar.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário