Procure a matéria - Aqui

SLIDES

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Fumaça das queimadas no Pantanal chega a Borrazópolis e região


As fumaças das queimadas que acontecem na região do Pantanal, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, chegaram nesta segunda-feira (14) a Borrazópolis. O céu acinzentado e a redução na visibilidade foram observados em Borrazópolis, Apucarana, e demais cidades do Vale do Ivaí.

Desde a manhã desta segunda, os moradores de Borrazópolis perceberam uma grande quantidade de fumaça nos céus, que segundo os meteorologistas, uma parte vêm do Pantanal. 

De acordo com Portal GMC, o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, informou que a fumaça do Pantanal atinge uma grande parte do Paraná, incluindo Maringá e Curitiba. Ele explicou como essa fumaça está chegando na região.

A fumaça das queimadas da região do Pantanal chegam até o estado do Paraná por causa de uma forte corrente de vento há mais ou menos 1.500 metros de altitude chamada de jato de baixos níveis. Está na rota desse jato a região do Pantanal. Neste momento o jato passa pela região do Pantanal e chega até o Paraná. Conforme os dias vão passando, as fumaças vão se intensificando, a dispersão dessas fumaças ganham força chegando até mesmo a Curitiba”, disse Luengo.

Pelo satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é possível ver o jato de fumaça que desce do Pantanal em direção ao Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário