Procure a matéria - Aqui

SLIDES

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

COCARI: III Fórum Agropecuário da cooperativa divulga práticas para desenvolver pecuária de alto desempenho


Na última quarta-feira (16), o Departamento Veterinário da Cocari realizou o III Fórum Agropecuário da cooperativa, acompanhado por produtores e colaboradores pelo Facebook e Youtube. Especialistas convidados ministraram workshops e os profissionais do Devet incentivaram a adoção de novas técnicas na prática da pecuária. Também houve sorteio de prêmios pelas redes sociais. Mais de 14 mil pessoas acompanharam o evento, que teve o apoio das empresas Sementes Certa, PNI Nutrição Animal e Alta Genetics e foi apresentado pela assessora de comunicação, Cláudia Carvalho, e pelo apresentador da TV Cocari, Thiago Laras.

Modernização da pecuária - O presidente da cooperativa, Vilmar Sebold, realizou a abertura do fórum, dando as boas-vindas ao público e comentando o atual cenário para o setor. “A pecuária vive um bom momento. Os preços realmente surpreenderam este ano, mas sabemos que, com tecnologia e custos controlados, o ganho dos produtores sempre será maior. Nosso desafio é que, com este fórum, possamos levar aos pecuaristas alguns conhecimentos que lhes sejam úteis para melhorar a sua produtividade ou reduzir seus custos neste setor que vem se expandindo e modernizando de forma muito acentuada ao longo dos últimos anos”, disse.

Pastagens - Tiago Aranda Catuchi, professor do curso de Agronomia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste – campus de Presidente Prudente), a convite da Sementes Certa, comentou sobre a importância da qualidade das pastagens na cadeia pecuária, detalhando os processos necessários para obter um pasto de qualidade. “O primeiro ponto está relacionado à escolha da cultivar, que deve ser adequada à categoria animal com que se trabalha. Também é preciso considerar a umidade, a temperatura, a fertilidade e a profundidade de solo do local; tomar os devidos cuidados no momento de semeadura, utilizando sementes de qualidade, observando a taxa de semeadura e a janela de plantio; e no manejo, avaliando a altura de pastejo e fazendo a adubação”, disse.

Suplementação - O médico veterinário Ricardo Sichieri Thomé, da PNI Nutrição Animal, destacou os benefícios da suplementação para a reprodução bovina, ressaltando os manejos mais indicados em cada fase de desenvolvimento do animal. “É preciso iniciar o processo de mineralização da futura matriz desde quando ainda é uma bezerra, utilizando o sistema de creep feeding. Para as novilhas precoces, adota-se o flushing energético, uma suplementação feita com produtos proteicos e energéticos, com macro e microminerais. Além disso, com as matrizes, damos sequência à suplementação para oferecer maior longevidade e vida reprodutiva ao animal”, explicou.

Genética - A apresentação sobre a escolha da genética para propiciar a qualidade dos bezerros, da Alta Genetics, destacou a importância do planejamento para obter altas produtividades. “Para a pecuária ter eficiência, existem quatro pilares fundamentais: a nutrição, o aspecto sanitário, o manejo e a genética. Se não houver uma genética condizente com o sistema de produção, o sistema e, por consequência, a lucratividade estarão comprometidos”, salientou a técnica de corte Luiza Mangucci.

Serviços prestados - Wanderlei Bicalho, médico veterinário responsável pelo Devet e gerente de Negócios de Distribuição da Cocari, falou um pouco sobre a história do departamento. “Em 2018, criamos o setor, mas, antes disso, já tínhamos operações voltadas à veterinária dentro da cooperativa. Desde aquele ano contamos com o departamento, de modo a atender melhor nossos associados e clientes. Hoje atuamos no Paraná e em Goiás, prestando serviços de manejo sanitário, reprodutivo, nutricional e orientações para a produção de carne bovina”, destacou.

Agradecimentos – Encerrando o fórum, Wanderlei Bicalho agradeceu a todos que contribuíram para a realização do evento. “Agradeço à cooperativa, por ter nos dado essa oportunidade de levar informações aos produtores, e também aos pecuaristas, por confiarem no Devet Cocari”, disse.  

Assista - O evento está disponível pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCNwlxBbG9XkwDerOhgoLpMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário