Procure a matéria - Aqui

SLIDES

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Klabin transforma programa de parcerias e garante preço mínimo a produtores de madeira no Paraná

Para fortalecer sua participação no desenvolvimento sustentável dos Campos Gerais, a Klabin aprimorou seu programa de parcerias e criou o “Plante com a Klabin”, que oferece um preço mínimo e a garantia de compra da madeira dos produtores de florestas de pinus e eucalipto. O “Plante com a Klabin” tem três tipos de parcerias e oferece programas ambientais que ajudam na sustentabilidade das propriedades, apoiando o cumprimento das questões legais ambientais, na certificação, ao mesmo tempo que traz ganhos econômicos e sociais.

O objetivo da empresa no “Plante com a Klabin” é manter uma relação de longo prazo e estável com os parceiros, sem o cenário de grandes oscilações de preços, dando ao produtor maior visibilidade e segurança com relação aos resultados futuros. “Nossa intenção com as parcerias florestais é democratizar as riquezas geradas pelo plantio de florestas, proporcionando alternativas de renda na propriedade rural e incentivando a adoção de práticas que atendam aos atributos ambientais, sociais e financeiros”, explica Carlos Alberto Bernardi, gerente de Comercialização de Madeira da Klabin.

Outro aspecto importante é a orientação para que os produtores rurais obtenham as certificações e também o apoio do programa Matas Legais, que ajuda os produtores rurais a fazerem a adequação ambiental de suas propriedades, promove a conservação e a restauração de matas ciliares e de reservas legais de pequenos produtores, o aumento de renda familiar e a sensibilização para as questões ambientais.

Norival Moré, produtor rural que mora em Maringá (PR), conta que um dos grandes aprendizados de participar do fomento florestal é o respeito pelas normas ambientais. “Trabalho com florestas há mais de 20 anos, fui um dos primeiros a conseguir certificar a plantação. Você sabe dos ganhos de renda que pode ter e por outro lado ganha também a consciência ambiental, começa a dar importância porque entende que isso dá valor para o que você produz; entender as regras para a plantação próxima aos rios, por exemplo, de uma forma que cuide daquela fonte hídrica é uma prática que todos precisam saber”.

PRODUTIVIDADE FLORESTAL – O Paraná é um dos estados com a melhor produtividade florestal. Muitas regiões são aproveitadas para a produção de madeira, que pode ser vendida para a fabricação de papel, celulose, na construção civil, móveis e outros. Segundo a APRE Florestas, apenas o polo de Telêmaco Borba, com 13 municípios, entre eles Ibaiti, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Figueira Cândido de Abreu e Ventania, por exemplo, abriga a maior área de florestas plantadas do Estado do Paraná, com quase 220 mil hectares, dividida quase igualmente entre pínus e eucalipto.

Os polos florestais de Guarapuava e General Carneiro estão entre os principais no abastecimento de madeira para a produção de papel. Em 2019, a produção do polo General Carneiro foi de 1,8 milhão de metros cúbicos, aumento de 27,7% comparado a 2018; a produção de lenha na região de General Carneiro também é expressiva, alcançou 1,3 milhão de metros cúbicos em 2019. Movimentos como este da Klabin são cada vez mais importantes para o desenvolvimento local das comunidades e das regiões, pois, além de gerar o aumento da renda e dos empregos, conservam os recursos naturais e o meio ambiente.

PLANTE COM A KLABIN – Possui três tipos de parceria: “Permuta de Insumos e Serviços”; “Garantia de Preço”; e “Permuta de Mudas”. Mais informações podem ser fornecidas pelo telefone 0800 728 0607 ou e-mail plantecomaklabin@klabin.com.br. SITE: https://plantecom.klabin.com.br/inicio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário