Procure a matéria - Aqui

SLIDES



terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Comitê Territorial do Vale do Ivaí define ações para melhorar ambiente de negócios


Na última quinta-feira (10) aconteceu a primeira reunião do Comitê Territorial do Vale do Ivaí, em 2022, na cidade de Apucarana. O grupo, formalizado no final do ano passado, é formado por agentes públicos e representantes da sociedade civil de 13 municípios e tem como foco de trabalho o planejamento e implementação de estratégias e ações que contribuam para a melhoria do ambiente de negócios da região. 

Apucarana, California, Rio Bom, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Cambira, Kaloré, Faxinal, Lunardelli, Mauá da Serra, São Pedro do Ivaí, Jardim Alegre, Borrazópolis estão entre as cidades que participam ativamente das ações, iniciadas em 2017. Mas, o Vale do Ivaí é formado por 26 municípios e uma das metas de trabalho do grupo é fomentar a participação de mais cidades no Comitê. 

O consultor do Sebrae Paraná, Tiago Correia da Cunha, explica que o Comitê trabalha na elaboração do planejamento estratégico, com foco na melhoria do ambiente de negócios do Vale do Ivaí, dando ênfase para cinco temáticas da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa: Simplificação e Desburocratização, Compras Públicas, Educação Empreendedora, Acesso a Crédito e Inovação. 

Discutimos o desenvolvimento de políticas públicas para acesso a crédito e inovação, além de formas de implementar a Lei de Liberdade Econômica nos municípios, além de ampliar os programas de Compras Públicas, para fomentar a economia da região”, destaca o consultor. O Comitê se reúne mensalmente e o próximo encontro já está marcado para 10 de março. 

O presidente do Comitê Territorial do Vale do Ivaí, Jair Valdir Deretti, que atua como agente de crédito da Fomento Paraná em Califórnia, diz que, em 2022, o objetivo do grupo é trabalhar ações práticas. “Nossa região tem mais de 300 mil habitantes e é carente de desenvolvimento. Precisamos encontrar a nossa identidade, vocação, além de integrar mais municípios ao Comitê”, afirma. 

Na avaliação do empresário e representante da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã no Comitê, Marcus Wielewski, muitas cidades do Vale do Ivaí ainda enfrentam dificuldades pela burocracia na liberação de alvarás. “O Comitê fará o trabalho de orientar e apoiar os municípios no processo de simplificação da abertura de empresas, o que ajudará a trazer mais investidores e melhorar o nosso ambiente de negócios”, aponta.

Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário